
Problemas com a chegada de suprimentos não solicitados
Um dos principais problemas com que se deparam as autoridades nacionais é a identificação precisa dos fornecimentos de ajuda que chegaram.
No rescaldo de uma catástrofe, um dos principais problemas com que se deparam as autoridades nacionais é identificar com precisão quais os fornecimentos de ajuda que chegaram, onde foram armazenados e até que ponto são úteis. Muitas vezes, doadores bem-intencionados mas mal informados enviam itens que não são particularmente úteis, dada a natureza da emergência, bem como as condições no terreno.
Em rigor, trata-se de um problema técnico, mas que tem sérias repercussões na implementação de políticas, tendo em conta os seguintes factores:
- Com demasiada frequência, o espaço de armazenamento, o transporte e os recursos humanos dedicados à gestão do fornecimento de ajuda humanitária são escassos e, portanto, devem ser atribuídos da forma mais eficiente possível.
- Muitas vezes faltam informações técnicas sobre a chegada dos suprimentos, dificultando sua distribuição.
- Devido a estes problemas, os doadores e os meios de comunicação social recebem uma impressão negativa dos esforços de gestão da ajuda humanitária, sem que seja por culpa dos próprios gestores de catástrofes.